Apenas dez dias depois de terminar o evento Google I/O, realizado no Moscone Center, em San Francisco, a Apple deu início ao WWDC, focado no software e não no hardware. É por isso que não foram exibidos iPhones, iPads nem MacBooks e assim por diante.
Em vez disso, a empresa da maçã anunciou uma novidade associada aos sistemas operacionais para todos os dispositivos acima mencionados: o OS X 10.11, “El Capitan” para Mac, para celulares com iOS 9 e wearables com WatchOS 2. São esperadas mais notícias sobre estes sistemas operacionais para a primavera, assim como o lançamento de novos dispositivos. No momento, a empresa oferece versões beta para desenvolvedores (embora você não precisa ser programador real para experimentá-lo).
Todos os sistemas operacionais têm uma série de melhorias, incluindo novos recursos de interface e o uso de casos, mas não vamos fazer uma lista completa já que muito meios de comunicação já fizeram isso. Hoje nós vamos nos concentrar na segurança e privacidade.
Nesse sentido, o que mais te chamará a atençao é o tema dos algoritmos de pesquisa – profundos e poderosos – que a Apple está usando para Siri e Spotlight – no iOS 9 e OS X 9, respectivamente. Esta nova funcionalidade tem muito em comum com o novo serviço do Google conhecido como Now on Tap: um sistema de inteligência artificial que analisa toda a informação que passa por nosso smartphone.
A empresa não tem intenções de armazenar dados do usuário para seu benefício próprio. O importante aqui é que o que tenha sido recolhido na imagem acima. E se você quiser saber mais sobre o ponto de vista atual da Apple sobre segurança e privacidade, você pode ler o que Tim Cook disse no seu mais recente discurso.
Ten of the best quotes from @tim_cook on privacy & security – http://t.co/6kaCw14sSu pic.twitter.com/QN07wxE6ld
— Kaspersky (@kaspersky) June 8, 2015
A Apple sempre deixa, de certa forma, os detalhes técnicos das suas ideia ocultos. No entanto, a empresa já anunciou alguns novos recursos relacionados à segurança, e é bastante provável que você goste.
Primeiro de tudo: os requisitos de senha. Em vez de ser um código de acessa muito fraco de 4 dígitos, a Apple utilizará uma senha de 6 dígitos por padrão. Não será difícil de calcular, já que o novo formato dará centenas de vezes mais combinações possíveis que o anterior: 1.000.000 em vez se 10.000. E é algo obrigatório: o novo sistema operacional não permite que você opere o equipamento até que tenha inserido uma senha de 6 dígitos.
#WWDC15: novos recursos de #segurança da #Apple
Tweet
Com o novo sistema operacional, os desenvolvedores terão novas ferramentas para a implementar conexões VPN e com proxy, assim como criptografia de tráfego e ferramentas de filtragem de tráfego. Assim, eles poderão criar apps mais seguros, entre eles os que bloqueiam publicidade e os que fazem rastreamento.
Tradução: Juliana Costa Santos Dias