Tor é um programa gratuito, projetado para oferecer aos usuários a possibilidade de navegar na Internet em total anonimato. Este software ficou famoso após os usuários da Internet se tornarem cada vez mais conscientes e preocupados com a quantidade de informações que o governo e corporações são capazes de reunir com base na sua atividade online.
Tor conta com uma rede global de anônimos que fornecem aos usuários uma experiência online gratuita de análise de tráfego. Em uma entrevista, Runa Sandvick, ativista do Tor Project, explica por que cada vez mais ele está sendo usado por pessoas comuns.
“As pessoas normais podem usar o Tor para esconder o que estão fazendo online”, diz Sandvick. “Com TOR, quando você visita um site, nem seu provedor de serviços de Internet, nem seu chefe, nem as pessoas com quem você compartilha o PC saberá quais sites você está visitando”.
Segundo Sandvick, o desejo básico pela privacidade é a principal motivação desses usuários. “Se antes era uma necessidade particularmente para os jornalistas, ativistas de direitos humanos e pessoas que desejavam fugir da censura do governo, o apelo pelo Tor está crescendo rapidamente”.
Ainda de acordo com a ativista, o uso pode se resumir a duas questões: Por que alguém quer que toda a sua atividade online seja supervisionada por mais alguém? O que é mais estranho ainda é: Por que alguém quer supervisionar tudo o que você faz na Internet?
Por que a rede anônima TOR não é mais de uso restrito dos geeks? #TOR #segurança
Tweet
Tradução: Juliana Costa Santos Dias