A Internet é provavelmente o projeto mais disseminado na história da humanidade. A cada ano, cresce exponencialmente. Ela necessita de cabos, servidores, torres e muitas outras coisas para que funcione. Essa infraestrutura complexa está sempre sendo atualizada e renovada.
É quase impossível imaginar todas essas comunicações complexas sem um mapa especializado. Muitas pessoas ao redor do mundo criaram diversos mapas que visualizam a Internet de diferentes ângulos: as fontes mais populares na web, lugares onde os cabos estão, interconexão de dispositivos ou domínios e por aí vai.
Ficou curioso? Prepare-se para conhecer os mapas mais interessantes da Internet.
1. Fios submarinos
A companhia de pesquisa em telecomunicações TeleGeography liberou um mapa interativo dos cabos submarinos conectados à Internet. A imagem não mostra as rotas precisas dos cabos debaixo d’água – nesse caso seria uma bagunça – mas apresenta precisamente os pontos iniciais do cabo em terra que compõe a gigantesca rede.
Ao clicar no mapa, você pode ver a lista com todos os cabos conectados a um país específico e descobrir quando cabos diferentes podem ficar online.
2. Quantos objetos enviamos para o espaço
Cabos transferem apenas uma parte dos dados globais. Por exemplo, cientistas na Antártica e marinheiros usam conexões por satélite.
James Yoder, estudante do primeiro ano da Universidade do Texas criou um mapa 3D,que acompanha milhares de satélites, pedaços de foguetes e escombros que orbitam a Terra. Satélites são marcados em azul, pedaços de foguetes em vermelho e escombros em cinza.
Há por volta de 21 mil pedaços maiores que 10cm em volta Terra. Como você pode ver, o espaço parece estar meio lotado. O mapa é atualizado em tempo real utilizando dados do Space-Track.org.
3. Marcas e fenômenos da Internet
Outro estudante e amante de design da Eslováquia criou um mapa bem curioso, que exibe companhias famosas, organizações, sociedades e fenômenos associados com a internet.
Há muitos outros mapas curiosos, bem como diversos textos que contam sobre os sites mais populares, principais marcos da história da Internet, companhias mais influentes online e jogos mais vendidos, entre outros.
4. O mapa da Internet mobile de acordo com o Twitter
Na imagem abaixo, você vê 280 milhões de tuítes publicados por meio de celulares. A foto revela quais smartphones são usados em diferentes partes do mundo. O mapa é interativo, e você pode experimentar aqui!
E aqui tem outro mapa interessante que mostra quando e onde as pessoas tuítam sobre o nascer do sol em línguas diferentes.
É claro que você pode escrever sobre o amanhecer a qualquer hora. Mas se você comparar o tempo em que esses tuítes são publicados e quando o sol nasce, você entenderá: as pessoas tuítam mais sobre o amanhecer no nascer do dia.
5. O poder está em todo lugar
Esse mapa pouco usual foi feito em 2012. O autor analisou 350 mil sites relacionados entre si. Cada website tem uma cor diferente de acordo com sua localização geográfica: por exemplo, azul é para os Estados Unidos e vermelho para a Rússia. Cada site é representado por um círculo no mapa, e o tamanho determinado pelo tráfego.
Quando um usuário sai de um site para outro eles formam links. Quanto mais forte o link, mais próximo os círculos tendem a ficar.
6. Um pulo de distância
Outro mapa interessante foi produzido por Barett Lyon em 2003. Desde então foi atualizado duas vezes: em 2010 e 2015.
Você pode checar as três versões do mapa no site de Barrett. No começo, o autor do projeto associou cada uma das redes, mas em 2015 ele mudou de tática e usou tabelas de roteamento reais da Internet.
7. Censo oficial da Internet
Sim, é possível. Em 2012 um anônimo criou uma rede gigantesca que infectou dispositivos chamada Carna Botnet, que inclui 420 mil aparelhos com senhas fracas.
Sistemas infectados foram usados para enviar um sinal (ping) para qualquer um ao seu alcance. No fim, o autor produziu um mapa, que mostra 460 bilhões de dispositivos conectados à internet.
Bônus: Cibercrime em tempo real
Aqui na Kaspersky Lab também gostamos de mapas. Você pode usar nosso mapa interativo em tempo real para descobrir a atividade do cibercrime no mundo.
Have you seen our #cybermap yet? https://t.co/yxpi7lciJ1 #realtime map https://t.co/fFBGxWOK6M
— Kaspersky (@kaspersky) July 7, 2015