8 promessas sobre cibersegurança para cumprir em 2015

Quando você se conecta a Internet, tanto seu PC quanto o seu telefone nóvel se transformam em guerreiros solitários em um território desconhecido e hostil. Na maioria dos casos, seus dispositivos

Quando você se conecta a Internet, tanto seu PC quanto o seu telefone nóvel se transformam em guerreiros solitários em um território desconhecido e hostil. Na maioria dos casos, seus dispositivos não são capazes de detectar quem está do outro lado, pode ser seu melhor amigo, mas também pode ser um cibercriminoso disfarçado.

É claro que há muitas soluções de segurança destinadas a mantê-lo protegido offline e online. No entanto, estas ferramentas têm um ponto fraco: estão submissas a nós, os usuários. Assim, que somos nós que determinamos se nossa informação ou o nosso dinheiro estará em risco de ser roubado. Somos nós que clicamos em links suspeitos, quem baixamos arquivos desconhecidos e quem ignoramos as advertências de segurança dos nossos aplicativos e do nosso antivírus.

Além disso, nenhum antivírus pode funcionar em um PC sem o nosso comando. É por isso que precisamos ser conscientes da necessidade de atender à segurança do nosso sistema. Para isto, você deve fazer a si mesmo 8 promessas simples sobre cibersegurança e mantê-las rigorosamente durante este ano.

1) Prometo me informar sobre como criar e lembrar um senha forte. Utilizarei um código único para cada uma das minhas contas e uma senha super forte para minha conta pessoal de e-mail.

2) Entenderei por que é tão importante instalar todas as atualizações do sistema e prometo fazer isso o mais rapidamente possível cada vez que apareça uma nova atualização.

3) Prometo fazer backup de todos os meus dados importantes para não perder o acesso a fotos preciosas, arquivos de trabalho e documentos. Além disso, prometo verificar se meus backups funcionam corretamente. Vou fazer isso porque não quero gastar dinheiro para recuperar arquivos perdidos.

4) Prometo ser cuidadoso(a) ao me conectar a uma rede Wi-Fi pública. Vou assistir a este vídeo e entenderei o por que não devo acessar qualquer rede.

5) Lerei sobre phishing, como evitá-lo para não ser uma vítima de cibercriminosos. Prometo não ser enganado tão facilmente: vou verificar com atenção os links de sites de todas as mensagens (no e-mail, Facebook e outros recursos) e as extensões de arquivos para todos os arquivos da web que eu abrir.

6) Prometo não baixar nenhum conteúdo pirata. Prometo também ser cuidadoso(a) ao usar a rede torrent.

7) rometo ser vigilante para proteger a mim e a minha família de surpresas desagradáveis ao estar conectado e desconectado.

8) Por último, mas não menos importante, sempre prestarei atenção ao conselhos do meu antivírus para estar protegido todo o ano.

Quanto a nós, toda a equipe da Kaspersky Lab promete trabalhar duro para protegê-lo(a) durante este ano e para sempre!

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

 

Dicas

Wi-Fi falso a bordo

Mesmo em altitude de cruzeiro, as ameaças cibernéticas ainda podem tornar sua vida digital turbulenta, como comprovado por uma prisão recente. Como se proteger a 30 mil pés acima do nível do mar?