Muita gente debate sobre Big Data: prós, contras e potencial imenso. Aqui você vai ver casos curiosos, sérios e surpreendentes projetos do Big Data, assim como seus usos mais comuns.
Assim o Big Data nos ajuda:
#0. A saber exatamente o que buscamos na internet
Talvez você nunca tenha pensado que Google, Yahoo, Yandex, Bing e outros buscadores trbalham com o Big Data no momento de reunir resultados como resposta à suas buscas. Sim, eles fazem isso!
As ferramentas de busca tem que fazer frente a milhões de objetos na rede e analisar o comportamento online de milhões de pessoas com o objetivo de entender o que exatamente estão buscando. É natural que esses gigantes se converteram em pioneiros da análise de dados em diversas esferas e produzem muitos produtos relacionados ao Big Data.
#1. Para passear por uma cidade sem atalhos de tráfego
Por exemplo, quando a Yandex melhorou suas habilidades em análise de dados, decidiu ver-los de uma perspectiva diferente. Assim nasceu a solução Yandex Traffic. Essa técnica analisa a informação de diferente fontes e mostra a imagem das condições do trânsito de uma cidade em tempo real, num mapa.
And it’s a number 9 (out of 9) on the Yandex traffic ratings! #Moscow pic.twitter.com/j6zgyJbm0g
— Jack Farchy (@jfarchy) 11 junho 2014
É uma solução incrível para grandes cidades, onde os engarrafamentos são uma verdadeira dor de cabeça. Alguma vez você já esteve em Moscou? Se a resposta é não, te dou um conselho: vá! É uma cidade que ajuda seus milhões de motoristas.
#2. Para salvar animais raros
Os caçadores estão à espreita de trigres indianos em extinção com o objetivo de fazer medicamentos a partir de seus ossos (muito populares entre os chineses superticiosos). Todos conhecem os esconderijos que esses animais habitam e seria muito difícil de pegar-los sem… Big Data.
Study uses big data to target and thwart Indian tiger poachers http://t.co/wXSMLz1ivK #wildlife #animal — Emrals (@EmralsNYC) 21 janeiro 2015
#3. Para fazer nossas cidades mais verdes
Nova Iorque foi uma cidade perigosa devido às suas velhas árvores, que em algum momento caíam na cabeça de pedestres e monumentos públicos. Até que as autoridades tomaram as devidas soluções. Agora o Big Data adverte sobre como preservar um bosque.
Pretty cool: “New York Turns to Big Data to Solve Big Tree Problem http://t.co/ah0ceZ1hoJ via @CIOonline #CIO — Debra Bulkeley (@dbulk) 5 junho 2013
#4. Para entender porque a cozinha indiana é única
Cientistas checaram muitas receitas e descobriram que combinações culinárias (food pairing, em inglês) que funciona em todo o mundo – menos na Índia.
Negative food pairing in Indian cuisine – because science. http://t.co/mo158dyNzC pdf http://t.co/zwwNiikYpa pic.twitter.com/0a62KzF3pv
— rohit sharma (@rohit_x_) 26 fevereiro 2015
#5. Para lutar contra as epidemias de malária na África
Um grande projeto patrocinado pela Google utiliza a tecnologia Big Data para solucionar problemas de saúde global. Muitos africanos contam com telefonia móvel, inclusive em lugares muito ilhados. Este segmento da população envia mensagens de texto sobre a medicação que estão tomando com o objetivo de ajudar os cientistas a curar as doenças que sofrem em determinada região.
Fighting Malaria With Mobile Phones Google lending the services of its data scientists for ‘Malaria No More’. http://t.co/Jsj8ZczEHj
— Awesome_Naz (@awesome_naz) 20 dezembro 2014
#6. Paracultivar árvores de Natal Cientistas conectarão dados genéticos, físicos e ambientais de mais de 15 base de dados das plantas mais importantes para criar uma ferramenta que permitirá melhores cultivos e plantas de árvores de Natal
The secret to the perfect Christmas tree just might be big data. http://t.co/TyQvpC1hXP #BitFeed #ITCenter pic.twitter.com/YWAm81dkXH — Intel® IT Center (@IntelITCenter) 21 dezembro 2014
#7. Entender que nossos idiomas estão cheios de felicidade
É notável que os idiomas do mundo contém mais palavras positivas que negativas e, por isso, tendem à felicidade.
#BigData finds human languages exhibit a clear positive bias – http://t.co/aX7wfnozdq
— Dave O’Donoghue (@storagesport) 10 fevereiro 2015
#8. Para fazer que os eventos esportivos sejam mais interessantes
Treinadores de elite usam Big Data para desenvolver estratégias, treinamentos e programas nutricionais e interações con fãs para melhorar o rendimento em campo.
How #BigData is changing #basketball: http://t.co/gLS3gnETfJ – helps coaches determine how players perform. pic.twitter.com/UeYyuCILm3 — Antivia (@Antivia) 29 março 2015
#9. Para melhorar condições de trabalho
Os chefes sabem tudo. Ou, ao menos, sabem que um empregado vai pedir demissão pelo Big Data, que lhes indica que melhorias podem fazer em suas condições de trabalho e sigam na empresa.
How your boss already knows if you want to quit your job?Excellent summary by @Nikelle_CS #turnover http://t.co/IbksEkw0io
— The WorkLife HUB (@WorkLifeHUB) 27 março 2015
#10. Para melhorar relacionamentos
O último, e não menos importante, foi recentemente mencionado na mídia. Análise de dados podem ser usada para solucionar problemas globais como também os mais íntimos. Leia a história de una analista de dados online que decidiu examinar suas próprias relações estatisticamente.
Analyzing over 5,500 emails with her boyfriend taught this statistician two big lessons abo… http://t.co/YVxc5HNXoR pic.twitter.com/ctKVrTrY0E
— Business Insider (@businessinsider) 2 abril 2015
Sabia que 90% dos dados armazenados no Big Data constitui um peso morto? É o Dark Data, que são bits e partes de dados que parecem úteis e ocupam um grande lugar, mas em geral não são usados hoje em dia. Isso é uma boa notícia, já que mostra o potencial do Big Data. O Dark Data aguarda por uma mente curiosa para que seja usado.
Sérios, engraçados e até supreendentes casos de #BigData usados para diferentes propósitos!
Tweet
Isso é tudo para hoje. Na semana que vem publicaremos outro post sobre projetos com Big Data. Especificamente sobre aqueles que ajudam a salvar vidas e prender criminosos.