Para a maioria de nós, o dia começa quando ligamos o computador. Mas quase ninguém está convencido de que um movimento errado no computador pode custar o seu emprego ou sua carreira. Às vezes, a razão para o erro é um simples descuido. Muitas vezes, independentemente das instruções rigorosas de segurança que geralmente são assinadas pelos funcionários como parte do processo de recrutamento, quase ninguém segue as regras ao pé da letra. Então, quais são esses erros?
1. Usar dispositivos USB para transferir dados: Embora pareça natural usar pendrive para a transferir dados corporativos do computador para casa e vice-versa, esse ato pode causar sérios problemas. Você pode perder a unidade que contém os dados corporativos ( pior ainda se os dados forem confidenciais ou pertencem a parceiros ou clientes) e devido a isso ser demitido no dia seguinte. Pode ocorrer também de involuntariamente você infectar todos os computadores do escritório com um vírus forte, pior ainda se esse vírus estiver destinado a roubar os dados da sua empresa. Um grande exemplo de tais situações foi o Stuxnet, um vírus que conseguiu se infiltrar no sistema de uma empresa iraniana através de uma unidade USB.
2. Conversa em redes sociais: Ao falar com alguém em sites de redes sociais, lembre-se da sensibilidade dos dados e informações que você está prestes a compartilhar: eles podem afetar você e sua empresa. Hackers costumam usar as redes sociais para realizar o reconhecimento precoce para penetrar a rede da organização. É por isso que você deve tomar cuidado com as pessoas que lhe pedem para contatos/e-mails de outros funcionários, com o envio de arquivos inesperados ou links, e assim por diante.
Redes sociais são usadas por hackers para penetrar na rede da empresa. Não seja você mesmo um ponto de entrada.
3. Cuidado com o tom inadequado da voz ao falar com clientes ou parceiros através das redes sociais. Prejudicar a reputação do seu empregador é ruim na maioria absoluta dos casos, significando uma rejeição de 100%, com efeito imediato. Um descuido como escrever uma frase sobre um colega ou publicar uma foto fútil da festa do escritório pode leva a problemas sérios com colegas de trabalho e até no seio da família.
4. Enviar documentos do trabalho através do seu e-mail pessoal: Pode ser irritante quando os servidores caem e você precisa enviar um e-mail urgente, daí que você acaba usando o seu e-mail pessoal para enviar o que precisa. No entanto, isso pode ser uma má idéia, por várias razões: por exemplo, se o seu e-mail for comprometio, os dados da sua caixa de entrada pode acabar nas mãos de cibercriminosos e, consequentemente, os dados do seu trabalho, como foi o caso de Arkady Dvorkovich, funcionário do governo russo, que teve a caixa de entrada do seu e-mail hackeada e ele estava usando o Gmail para algumas comunicações corporativas. A descrição acima também é válida para as situações opostas: tente evitar o uso de email corporativo para correspondência pessoal. É inaceitável o funcionário que se regista em sites e serviços de terceiros através do endereço corporativo. Isso pode afetar a reputação da empresa.
5. Envio de informações pessoais criptografadas do computador do escritório pode significar o fim da sua carreira e o fim do trabalho na empresa. O departamento de segurança da empresa pode interpretar que você está compartilhando informação pessoal com pessoas de fora da empresa.
6. Usando o software não autorizado de terceiros no trabalho, especialmente em laptops. Enquanto muitas organizações de grande porte evitam dar o acesso de administrador aos usuários, muitas ainda cometem o equívoco de fazer isso. Além do risco ameaças de malware, resíduos de software e recursos irrelevantes para empresa, não se esqueça que seu PC é monitorado à distância, para que os profissionais de segurança não precisem vir até sua mesa para ver o que você está fazendo.
7. Deliberada ou acidental violação da política de segurança, ou seja, divulgação da senha. Isso às vezes pode custar um uma carreira. Alguns usuários escrevem as senhas em um post-it e colam no monitor do PC, outros usuários mais cuidadosos aproveitam o verso do teclado para armazenar as credenciais com “segurança”; Há alguns que mantém a senha escrita em um pedaço de papel dentro da gaveta. Não faço ideia o porquê, mas a verdade é essa! A única idéia que é ainda pior, é armazenar senhas em um documento “Minhas senhas” na área de trabalho.
Um simples pendrive pode colocar em risco seu trabalho? Sim, é possível, assim como outros 9 erros de #segurança.
Tweet
8. Download de conteúdo irrelevante. Considerando que pode parecer conveniente utilizar a Internet de banda larga para baixar músicas, filmes e outros conteúdos multimídia, é um erro gravíssimo que pdoe gerar suspensão ou demissão A regra simples e não me canso de repetir: sua atividade online no trabalho é monitorada constantemente.
9. Comunicações móveis. Muitos tipos de erros e as injustiças mencionadas aqui, que vão de “confundir o telefone do trabalho corporativo com o pessoal ou ultrapassar o limite de tráfego, até relaxar um pouco e começar a jogo no horário do trabalho. Isto é particularmente perigoso nos smartphones baseados em Android. Se você quiser usar o aparelho para fins comerciais e pessoais, simultaneamente, peça ao seu suporte de TI para separar adequadamente essas áreas no smartphone. Existem soluções BYOD múltiplas para fazer isso.
10. O último mas não menos importante: Tudo que você diz e escreve online pode ser utilizado tanto para apoiar quanto arruinar a sua carreira. Por isso, tenha muito cuidado com cada coisa que você escreve online!
Tradução: Juliana Costa Santos Dias