Ir para o conteúdo principal

iPhones podem ser contaminados por vírus? Guia para proteger seu iPhone

Uma pessoa segurando um iPhone com um antivírus instalado.

Com o número de recursos confiáveis que a Apple incorporou aos seus iPhones ao longo dos anos, não é de se admirar que muitos proprietários desses dispositivos os usem para todos os tipos de coisas em suas vidas: trabalho, fotos, vídeos, jogos, para citar alguns.

No entanto, com essa exposição a todas as facetas do mundo digital, surge o risco eventual de infecção por vírus.

E embora a pesquisa possa sugerir que os iPhones são menos vulneráveis a ataques cibernéticos do que telefones Android em geral (em parte devido ao ecossistema amplamente fechado da Apple para seus desenvolvedores), isso não significa que seu iPhone esteja 100% protegido contra a infiltração de uma ameaça de segurança cibernética.

Portanto, se o seu iPhone estiver se comportando de maneira estranha ou carregando tudo mais lentamente do que o normal, talvez seja necessário verificar se há vírus.

Felizmente, escrevemos este guia explicando como os iPhones pegam vírus, como identificar se o seu iPhone foi infectado, como removê-los de seu iPhone e como proteger seu iPhone usando um software antivírus no futuro.

iPhones podem ser contaminados por vírus?

Felizmente para os fãs da Apple, vírus de iPhone são extremamente raros, mas não inéditos; nos últimos anos, alguns usuários do iPhone conseguiram se lembrar dos efeitos do Pegasus (uma forma de spyware espalhada por mensagens de texto) ou AdThief (uma forma de adware que veiculava anúncios indesejados de uma rede pirata).

Embora geralmente seguro se você permanecer dentro dos parâmetros operacionais da Apple, uma das principais maneiras pelas quais os iPhones se tornaram mais vulneráveis a vírus é através da prática de "jailbreaking" ou comprar um iPhone "desbloqueado".

O jailbreak do iPhone é mais ou menos como um desbloqueio (mas menos legítimo). Ele envolve a obtenção de privilégios root que superam as restrições de segurança, que normalmente limitam o funcionamento do software no dispositivo.

A Apple questiona o jailbreak de seus dispositivos e tenta corrigir vulnerabilidades em seus iPhones que permitem que isso aconteça por meio de suas atualizações.

A prática clandestina de jailbreak de iPhones oferece aos usuários maior controle do sistema operacional no telefone. Eles podem, por exemplo, personalizar a aparência do sistema, excluir aplicativos pré-instalados e baixar aplicativos de fora da App Store.

Embora isso possa parecer atraente até certo ponto, abrir seu iPhone para aplicativos não verificados basicamente dá aos hackers a oportunidade de colocar vários backdoors em seu sistema por meio de aplicativos maliciosos e piratas.

Então, resumindo, embora a resposta para a pergunta "iPhones podem ser contaminados por vírus?" seja "geralmente não", há situações que os iPhones pegam vírus, especialmente quando são desbloqueados.

Por que os vírus de iPhone são tão raros?

Há uma série de razões pelas quais os iPhones são menos propensos a pegar vírus (alguns são mencionados acima).

No entanto, a melhor maneira de entender por que os vírus do iPhone são tão raros e o que a Apple faz de diferente é entender o que é um vírus e como ele funciona.

Os vírus são códigos de computador maliciosos que se replicam. Eles se espalham por todo o sistema e podem causar danos e excluir ou roubar seus dados. Para se disseminar, um vírus de computador deve ser capaz de se comunicar com vários programas que compõem um sistema.

No entanto, o sistema operacional da Apple usado pelo iPhone dificulta esse processo. Isso porque a Apple projetou seu sistema operacional de modo que cada aplicativo seja executado em um espaço virtual separado.

Basicamente, as interações entre aplicativos são restritas, o que dificulta a disseminação de um vírus de aplicativo para aplicativo.

Além disso, todos os aplicativos que os usuários da Apple baixam em seus iPhones devem ser baixados da App Store oficial.

A Apple tem um processo de verificação muito rigoroso para todos os aplicativos em sua App Store, o que significa que é incrivelmente improvável que qualquer aplicativo infectado por malware acabe disponível para download em primeiro lugar.

Kaspersky Mobile Security - segurança para dispositivos móveis

Como verificar se seu iPhone tem um vírus?

Embora os iPhones sejam menos suscetíveis a vírus, é aconselhável fazer a si mesmo algumas perguntas simples de segurança:

Seu dispositivo está com jailbreak?

Como discutido acima, se seu iPhone tiver sido jailbroken (especialmente com um programa de código aberto popular como "JailbreakMe"), ele será mais vulnerável a vírus.

Se você comprou seu dispositivo de segunda mão, procure aplicativos de jailbreak no telefone ou peça ajuda a um funcionário oficial da Apple se estiver preocupado.

Você identificou aplicativos que não reconhece?

Aplicativos desconhecidos podem ser um indício de malware em seu dispositivo. Recomendamos manter uma lista de todos os aplicativos que você baixou e desinstalar quaisquer aplicativos que você não reconheça ou pareçam suspeitos.

Seus aplicativos travam constantemente?

Se seus aplicativos estiverem travando com frequência e sem motivo claro, isso pode significar que seu telefone está infectado com algum tipo de malware.

Seu consumo de dados aumentou?

Um aumento no uso de dados que não pode ser explicado por uso diferente do telefone, pode estar sendo causado por malware.

Recomendamos ficar de olho no uso de dados com os próprios aplicativos de monitoramento pré-baixados da Apple.

Você recebeu alguma cobrança inesperada em suas contas online?

Alguns tipos de malware podem enviar mensagens para serviços premium ou sequestrar seus aplicativos de compras. Portanto, se você tiver uma conta inesperadamente alta em qualquer uma de suas contas online, um vírus pode ser o motivo.

Aparecem janelas pop-up quando o navegador é fechado?

Se estiver tudo bem com seu iPhone, isso não deverá acontecer. Janelas pop-up que aparecem quando o navegador é fechado são um sinal de vírus.

A bateria acaba muito rápido?

Alguns malwares que consomem muita energia (como software de mineração ou adware) podem esgotar sua bateria mais rapidamente do que o normal.

Se você ficar sem bateria inexplicavelmente, seu telefone poderá estar infectado por um vírus.

Seu iPhone está superaquecendo? 

Em alguns casos, seu telefone pode esquentar mais do que o normal devido a malware em segundo plano e aplicativos piratas que usam os recursos do telefone.

Portanto, esteja ciente de que o superaquecimento também pode ser um sinal de atividade de malware.

Como os vírus são tão raros em iPhones, também é importante considerar quais outras partes do dispositivo podem estar fazendo com que seu sistema se comporte de maneira estranha.

Em geral, há três coisas a serem observadas:

  • Há um aplicativo com "bugs" ou com falhas que precisa ser atualizado ou excluído. Se você acha que sabe qual aplicativo está causando lentidão no sistema, procure por atualizações para o aplicativo ou simplesmente exclua-o. Caso contrário, poderá ser necessário restaurar o sistema (se você tiver backups) para um momento em que ele estava totalmente funcional.
  • Com frequência, iPhones param de funcionar normalmente quando o telefone está ficando sem espaço na memória. Recomendamos transferir de forma regular seus dados para um dispositivo externo para manter seu iPhone funcionando perfeitamente.
  • Em alguns casos, a funcionalidade do seu iPhone pode ser reduzida porque a bateria precisa ser substituída. No entanto, uma bateria que descarrega rapidamente também é um sinal de vírus, portanto, pode ser necessário procurar ajuda externa se quiser determinar a natureza exata do problema.

Alguém está se perguntando como se livrar de um vírus no iPhone.

Como se livrar de um vírus de um iPhone?

Se você tiver certeza de que seu iPhone está infectado por um vírus, veja como eliminá-lo manualmente:

Atualize seu iOS

Se o vírus for conhecido pela equipe de desenvolvimento da Apple, atualizar seu iOS para a versão mais recente (que contém o patch relevante) poderá resolver o problema. Configurações > Geral > Atualização de software e toque em Baixar e instalar.

Exclua todos os aplicativos que pareçam suspeitos

Delete todos os aplicativos que você não reconhece ou que baixou na época em que o problema começou.

Limpe seus dados e histórico

Vá para Configurações e clique em Safari. De lá, toque em Limpar histórico e dados de sites.

Desligue e reinicie

Mantenha pressionado o botão liga/desliga e deslize para desligar. Em seguida, pressione o botão novamente para reiniciar. Isso pode corrigir o problema. Se o problema persistir após essas medidas, tente as próximas duas opções (esteja ciente de que você poderá perder alguns dos seus dados recentes).

Restaure seu telefone de um backup anterior

Experimente versões de backup anteriores (se você ativou esse recurso) e continue tentando até encontrar um que não tenha o problema/esteja livre de malware.

Restaure configurações de fábrica

Se tudo mais falhar, restaure as configurações de fábrica do telefone, mas primeiro faça backup de arquivos importantes (desde que não estejam infectados). Para fazer isso, vá para Configurações > Geral > Redefinir > Apagar todo o conteúdo e configurações e selecione Apagar agora.

uma mulher procurando vírus para iPhone em seu iPhone.

Como proteger seu iPhone contra vírus?

Então, agora que você sabe como os iPhones podem ser contaminados por vírus e como removê-los manualmente, é importante aprender como evitar que seu iPhone seja infectado por vírus e outros malwares no futuro.

Tenha um software antivírus atualizado

Adquirir um bom software antivírus é uma das maneiras mais simples de manter seu iPhone seguro. Recomendamos proteger seu telefone com o Kaspersky Premium. Nosso software fornece melhorias vitais de segurança, notificações sobre incidentes de segurança relevantes e uma ferramenta que verifica configurações "fracas" do sistema.

Apenas baixe aplicativos da App Store

Como mencionamos anteriormente, a Apple possui um processo de verificação completo em sua loja de aplicativos. Baixar aplicativos da App Store significa que é altamente improvável que contenham malware.

Verifique as descrições do desenvolvedor na App Store

É sempre aconselhável ler na descrição quem desenvolveu o aplicativo que você está prestes a baixar. Você também pode pesquisar mais sobre a empresa online para verificar suas credenciais.

Leia os comentários dos usuários sobre os aplicativos

Sempre leia as avaliações de outros usuários sobre os aplicativos, pois elas tendem a ser a maneira mais rápida de descobrir um aplicativo ruim. Lembre-se de que avaliações reais normalmente apontam as vantagens e as desvantagens dos produtos. 

Verifique o número de downloads dos aplicativos

Uma ótima regra para aplicativos da app store é verificar o número de downloads do aplicativo escolhido. É menos provável que aplicativos com milhões de downloads sejam um malware.

Verifique as permissões solicitadas pelo aplicativo

Quais permissões o aplicativo está solicitando? Elas parecem razoáveis? Se o que está sendo solicitado parece suspeito, evite baixar o aplicativo. Caso já esteja instalado, remova-o.

Não clique em links não verificados

Marque todos os e-mails de spam como lixo eletrônico e evite abri-los. Se você acidentalmente abrir um e-mail de spam, tome cuidado para não clicar nos links.

Mantenha o sistema operacional do iPhone (iOS) atualizado

Atualize seu sistema operacional regularmente. Isso garante que seu telefone esteja protegido pelas atualizações de segurança mais recentes que a Apple tem a oferecer.

Mantenha seus aplicativos atualizados

Atualize todos os seus aplicativos regularmente onde possível. Isso reduzirá a possibilidade de criminosos explorarem vulnerabilidades em aplicativos de terceiros que possam comprometer sua segurança.

Esteja atento ao usar Wi-Fi grátis

Evite compras online e serviços bancários em redes públicas, pois elas podem ser vetores ideais de criminosos cibernéticos. Se você tiver que usar um Wi-Fi grátis, tente usar uma conexão VPN como o Kaspersky VPN Secure Connection. Isso protege sua conexão criptografando seus dados por meio de um túnel digital.


Artigos relacionados:

Produtos recomendados:

iPhones podem ser contaminados por vírus? Guia para proteger seu iPhone

Preocupado com o fato de seu iPhone ter um vírus ou se perguntando como se livrar de um no seu sistema iOS? Clique para saber mais sobre malware em iPhones.
Kaspersky logo

Artigos relacionados