De sites bancários a aplicativos de namoro, nossas vidas digitais são protegidas por uma vasta gama de senhas. Manter o controle de forma rápida é uma tarefa difícil. Algumas pessoas usam senhas simples que são fáceis de lembrar, enquanto outras usam uma senha complexa em várias contas. Ambas as abordagens deixam você vulnerável a crimes cibernéticos, como invasões de contas ou roubo de identidade. Uma abordagem melhor é usar um gerenciador de senhas seguro – mas como escolher o que funciona melhor para você?
O que é um gerenciador de senhas?
Um gerenciador de senhas é um aplicativo em seu telefone, tablet ou computador que gera senhas novas e aleatórias para todos os sites que você visita. Eles armazenam essas credenciais para você em um cofre virtual seguro para que você não precise se lembrar delas. Tudo o que você precisa lembrar é da senha mestra do próprio gerenciador de senhas.
Muitos gerenciadores de senhas inserem suas senhas em sites e aplicativos automaticamente, eliminando a necessidade de digitá-las manualmente. A maioria dos gerenciadores de senhas também preenche automaticamente informações pessoais – como nomes, endereços, detalhes de cartão de crédito e assim por diante – em formulários de sites. Alguns gerenciadores de senhas também armazenam documentos importantes em formato criptografado, como informações médicas, códigos de segurança, passaportes, identidades ou carteiras de motorista, etc., dentro do cofre.
Por que preciso de um gerenciador de senhas?
Um dos principais benefícios de um gerenciador de senhas é acompanhar o grande volume de senhas exigido pela vida digital. Mas também há outros benefícios, pois muitas vezes eles podem:
- Sugerir senhas fortes, liberando você da necessidade de pensar em novas senhas.
- Avisar se você estiver reutilizando a mesma senha em contas diferentes, garantindo senhas únicas para cada login.
- Sincronizar suas senhas em diferentes dispositivos para facilitar o seu login onde quer que você esteja, independentemente do dispositivo utilizado.
- Ajudar a detectar sites falsos, protegendo você contra ataques de phishing.
- Avisar se sua senha foi afetada por uma violação de dados – para que você saiba se precisa alterá-la.
- Compartilhar credenciais de forma segura. Você pode fornecer a seus colegas ou amigos acesso à conta sem precisar digitar caracteres específicos.
De acordo com o Identity Theft Resource Center, 8% dos comprometimentos de dados no primeiro trimestre de 2022 foram resultado de erros humanos e de sistema. Um gerenciador de senhas pode ajudar com ambos. Em última análise, os gerenciadores de senhas têm tudo a ver com segurança – com uma senha mestra e um cofre criptografado, você pode manter suas credenciais seguras e reduzir o risco de acesso não autorizado à conta.
Gerenciadores de senhas autônomos versus baseados em navegador
Quando você faz login em sites, navegadores como Chrome ou Safari perguntam se você deseja armazenar as senhas para acesso futuro. Embora isso seja conveniente, os gerenciadores de senha baseados em navegador não são considerados tão seguros quanto os autônomos, especialmente se vários usuários acessam seu dispositivo. Um gerenciador de senhas autônomo exige que você instale um aplicativo ou software e crie uma conta antes de poder usá-lo.
Como escolher um gerenciador de senhas
Com tantos gerenciadores de senhas no mercado, encontrar a solução certa para você pode ser um desafio. Existem gerenciadores de senhas gratuitos disponíveis, mas os serviços pagos oferecem mais recursos e maior segurança, além de enfatizar práticas recomendadas para gerenciadores de senhas. Aqui estão algumas questões importantes a serem consideradas ao escolher um gerenciador de senhas:
Ele oferece autenticação multifator (MFA)?
A MFA é um tipo de autenticação que requer mais do que apenas seu nome de usuário e senha para verificar sua identidade. Em geral, a MFA envolve o envio de um PIN por mensagem de texto para o seu telefone ou por meio de um aplicativo de autenticação. Recomenda-se procurar um gerenciador de senhas que ofereça MFA. De acordo com uma pesquisa da Microsoft, a MFA pode impedir 99,9% dos ataques de comprometimento de contas.
Onde o repositório de senhas é armazenado?
A maioria dos gerenciadores de senhas são soluções baseadas na nuvem ou em desktop. As opções baseadas na nuvem tendem a ser mais convenientes e acessíveis, mas podem não ser necessárias para todos – por exemplo, funcionários no escritório que trabalham em estações de trabalho compartilhadas podem considerar que o uso de armazenamento local para proteger seus aplicativos de trabalho e dados é o suficiente.
Qual é o mecanismo de recuperação da senha mestra?
Embora os gerenciadores de senhas façam com que você não precise lembrar das senhas de sites e aplicativos individuais, é indispensável que você não se esqueça da sua senha mestra do gerenciador de senhas em si. No caso de você esquecê-la, alguns gerenciadores de senha oferecem meios para decodificar a senha mestra. Outros fornecem uma chave especial ou permitem que você adicione um contato de emergência ou uma pergunta para recuperação de senha. Tire suas dúvidas sobre o mecanismo de recuperação antes de escolher um provedor.
Ele é compatível com todo o hardware e software que você usa?
Você provavelmente armazena informações pessoais em telefones e tablets, bem como em laptops e computadores de mesa. Portanto, seu gerenciador de senhas precisa funcionar em qualquer lugar. Antes de escolher um gerenciador de senhas, verifique se ele funciona em todos os dispositivos e sistemas operacionais, seja Mac, Windows ou Android. Verifique também se ele possui uma extensão para o seu navegador favorito.
Quais recursos extras são oferecidos?
Alguns gerenciadores de senhas oferecem recursos extras para proporcionar segurança adicional, como sincronização e acesso automatizado de dispositivos, autenticação multifator, preenchimento automático de senhas e suporte multiplataforma. Alguns sinalizam senhas fracas ou duplicadas, solicitando que você as altere ou altere automaticamente as senhas de forma periódica. Se você utiliza programas para os quais precisa compartilhar o acesso, como uma conta bancária conjunta, poderá configurar o compartilhamento de senhas com pessoas confiáveis. Cada usuário tem necessidades diferentes. Portanto, explorar recursos e serviços adicionais pode orientar sua decisão de compra.
Ele é fácil de usar?
Você pode verificar se o gerenciador de senhas possui uma interface amigável lendo as avaliações ou observando as capturas de tela, se forem de domínio público. Idealmente, o sistema deve usar uma linguagem clara, evitar jargões e as extensões do navegador devem funcionar automaticamente.
Ele fornece criptografia forte e recursos de segurança atualizados?
A parte de um gerenciador de senhas que armazena as senhas para vários aplicativos é chamada de cofre de senhas. Os gerenciadores de senhas devem ter criptografia, que embaralha as credenciais e impede que invasores as leiam. Os provedores devem armazenar sua senha em formato criptografado, pois isso também os impossibilita de acessar suas credenciais.
Na Kaspersky, nosso gerenciador de senhas utiliza um cofre protegido com criptografia AES de 256 bits (2256 combinações disponíveis, o que significa que levaria mais tempo do que a existência do universo para um hacker desbloqueá-lo). Ele também possui uma senha mestra personalizada (uma senha criada por você, por nosso gerador ou por impressão digital e identificação facial em seus dispositivos móveis). Nossa versão gratuita do Kaspersky Password Manager faz tudo o que a versão premium faz, mas só permite armazenar até 15 senhas e documentos confidenciais.
As extensões do navegador funcionam automaticamente?
Os gerenciadores de senhas podem preencher automaticamente os detalhes de login em sites que correspondem aos registros em seu cofre de senhas. Esse recurso evita práticas que colocam a segurança em risco, como reutilização de credenciais ou senhas fracas. Por esse motivo, um gerenciador de senhas deve ter uma extensão de navegador que preencha automaticamente as senhas.
Ele gera senhas fortes?
Senhas fracas prejudicam a finalidade de um gerenciador de senhas. Um bom gerenciador de senhas deve gerar senhas fortes e únicas e permitir que os usuários escolham o tamanho e a complexidade das suas credenciais.
Como configurar um gerenciador de senhas
Depois de escolher um gerenciador de senhas, você precisará configurá-lo adequadamente para poder aproveitá-lo ao máximo e permanecer seguro. Configurar um gerenciador de senhas costuma ser fácil e geralmente envolve três etapas:
- Baixe o software. Comece baixando a versão mais recente do software gerenciador de senhas em todos os dispositivos que você costuma usar. Muitos gerenciadores de credenciais oferecem uma extensão de navegador para desktops e aplicativos móveis.
- Crie sua senha mestra. Em seguida, você deverá criar uma senha mestra que proteja todos os dados que deseja armazenar no gerenciador de senhas. Lembre-se de criar uma senha forte, pois essa combinação desbloqueia o cofre criptografado que armazena suas credenciais.
- Salve suas senhas. Faça login nas contas que deseja gerenciar e salve as credenciais no gerenciador de senhas.
O uso diário do sistema geralmente é feito por meio de uma extensão do navegador ou de um aplicativo móvel. Quando você abre seu navegador ou aplicativo, o gerenciador de senhas geralmente solicita que você faça login em sua conta com sua senha mestra.
Qual é o melhor gerenciador de senhas?
O Kaspersky Password Manager mantém suas senhas e seus documentos em um cofre privado seguro que você pode acessar facilmente com um clique em qualquer um dos seus dispositivos. O Kaspersky Password Manager é:
- Conveniente: organiza seus dados para que eles estejam prontos para uso sempre que você precisar.
- Seguro: ele cria senhas exclusivas para suas contas, mantendo-as em uma área segura criptografada e monitorando a segurança das senhas em tempo real. Ele também avisa quando os sites não são confiáveis.
- Eficiente: ele economiza tempo com a tecnologia que preenche automaticamente seus logins e formulários online. Ele também poderá inserir as informações dos seus cartões de crédito com um clique na finalização das compras e inserirá os endereços de entrega para compras online automaticamente quando solicitado.
Produtos relacionados:
Mais leitura: