Cibercriminosos criam 400 mil novos malware por dia

Índice representa um crescimento de 5% em relação a 2021

O Boletim de Segurança da Kaspersky (KSB) – série anual de previsões e relatórios analíticos – trouxe neste ano constatações alarmantes para o mundo da cibersegurança.

Em 2022, nossos sistemas de detecção descobriram em média 400.000 novos arquivos maliciosos distribuídos a cada dia, o que corresponde a um aumento de 5% em comparação com 2021. O número de determinados tipos de ameaças também cresceu: o ransomware aumentou 181% na detecção diária.

As 400.000 novas detecções diárias ocorreram ao longo dos últimos dez meses. Em comparação, em 2021, foram detectados cerca de 380.000 malware/diários, o que mostra um incremento de 5% de um ano para o outro. No total, foram detectados aproximadamente 122 milhões de arquivos maliciosos em 2022, seis milhões a mais do que no ano anterior.

Número médio diário de arquivos maliciosos detectados pelas soluções de segurança da Kaspersky de 2019 da 2022 (1º de janeiro a 31 de outubro)

Número médio diário de arquivos maliciosos detectados pelas soluções de segurança da Kaspersky de 2019 da 2022 (1º de janeiro a 31 de outubro)

Os nossos pesquisadores descobriram ainda que os ransomware encontrados diariamente aumentaram 181% em relação a 2021, chegando a 9.500 bloqueios por dia. Além disso, nossas soluções de segurança também detectaram um crescimento de 142% na participação dos downloaders; programas usados para instalar novas versões de malware ou aplicativos indesejados nos dispositivos infectados.

Como sempre, foco no Windows

O Windows continuou sendo o principal alvo dos ataques entre todas as plataformas que registraram tentativas de ataques. Em 2022, nossos especialistas registraram uma média de quase 320.000 arquivos maliciosos para o sistema Windows – o que representa 85% do total. Outra curiosidade é que nos últimos dez meses, a parcela de arquivos maliciosos diários direcionados para o Microsoft Office dobrou (236% de crescimento).

Perigo nos Androids

Em 2022, identificamos também um aumento de 10% na parcela de arquivos maliciosos diários que visam a plataforma Android. Juntamente com os usuários do Windows e do pacote Office, os clientes do Android se tornaram um dos alvos favoritos dos fraudadores. As terríveis campanhas de 2022 Harly e Triada Trojan, que vitimaram milhares de usuários do Android no mundo inteiro, são exemplos importantes dessa tendência.

Palavra de especialista

Considerando a velocidade com que o cenário das ameaças está expandindo seus limites e o número de novos dispositivos que surgem nas vidas diárias dos usuários, é extremamente possível que no próximo ano detectemos não 400.000, mas meio milhão de arquivos maliciosos por dia! Ainda mais perigoso é o fato de que, com o desenvolvimento do malware-como-serviço, qualquer fraudador novato agora pode atacar dispositivos sem ter qualquer conhecimento técnico de programação. Nunca foi tão fácil tornar-se um cibercriminoso. É essencial não apenas para grandes organizações, mas também para cada usuário comum, contar com uma proteção confiável em seus dispositivos. Os especialistas da Kaspersky, por sua vez, farão todo o possível para oferecer proteção contra essas ameaças e poupar os usuários de prejuízos de modo que sua experiência on-line do dia a dia seja totalmente segura, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Para saber mais sobre o crescimento da atividade maliciosa, leia o relatório completo sobre as Estatísticas do Ano.

Proteja-se com essas dicas:

  • Baixe e instale aplicativos apenas de sites confiáveis.
  • Não clique em links de fontes desconhecidas ou anúncios on-line suspeitos.
  • Crie senhas fortes e únicas, que incluam uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuações; ative também a autenticação de dois fatores.
  • Sempre instale todas as atualizações disponíveis. Algumas delas podem conter correções para problemas de segurança críticos.
  • Ignore mensagens que solicitam a desativação de sistemas de segurança de software de cibersegurança ou do Office.
  • Use uma solução de segurança eficiente apropriada para o tipo do sistema e os dispositivos, como o Kaspersky Premium. Ela informará quais sites não devem ser abertos e protegerá você também dos malware.

Organizações, fiquem a salvo:

  • Escolham uma solução de segurança de endpoints comprovada, como o Kaspersky Endpoint Security for Business, que fornece funcionalidades de detecção baseada em comportamento e controle de anomalias para proporcionar proteção eficiente contra ameaças conhecidas e desconhecidas.
  • Usem um conjunto exclusivo de produtos de proteção de endpoints, detecção de ameaças e resposta para detectar e neutralizar até ameaças novas e evasivas. O Kaspersky Optimum Security inclui o conjunto essencial de proteção de endpoints, fortalecido com EDR e MDR.
  • Usem as informações de Threat Intelligence mais recentes para conhecer as táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) reais usados por agentes de ameaças.
Dicas